#NEVEDEVERDADE
Comprar Agora Ingressos

Blog SnowlandNovidades da Neve de Verdade

Snowland Cantinho Leitor Snow Curiosidades da Neve Tudo sobre a Serra Gaúcha Patinação no Gelo Natal Luz

História do Esqui

30.11.16 • Curiosidades da Neve
Como pode alguém ter a grandiosa ideia de colocar moedeiras nos pés e deslizar pela neve? Vocês também já se perguntaram sobre isso? Então este post vai resolver sua vida! Nosso amigo apaixonado por neve Ianny nos contou essa história no texto abaixo.
 
É muita engenharia até chegar na magia da neve no Snowland. Geralmente com o termo esqui, entendem-se todas aquelas disciplinas que utilizam dois pedaços de madeira, mas podem ser construídos também com materiais sintéticos, fixados um em cada pé, os quais permitem uma rápida e mais segura locomoção na neve. Na etimologia, apesar de não ter certeza sobre a verdadeira origem, sabe-se que vem da antiga cultura nórdica e que a palavra norueguesa “skid” (coberto com pele), poderia ser o ponto de partida para descobrir mais sobre esse tema. Hoje em dia a pele usada é de origem sintética, mas até pouco tempo atrás a pele era geralmente ou de foca ou de rena, e serve para evitar que a madeira escorregue para trás ao longo das subidas.

Esqui indica aquele instrumento utilizado para facilitar o deslizamento sobre a neve e isso o torna como o meio de transporte mais antigo realizado pelo homem, provavelmente o primeiro, visto que as pesquisas cientificas indicam anteceder até a descoberta da roda! Por esta razão, fica bastante complicado conseguir definir uma determinada data/período de quando iniciou-se o utilizo. Por enquanto, alguns fosseis foram encontrados na Sibéria, Escandinávia e Lapônia provando que a cultura do esqui já estava presente a 8000 anos antes de Cristo.

Vale destacar que os Laponenenses, verdadeiros mestres nesse assunto, há mais de 2000 anos atrás colocavam um esqui bastante comprido no pé direito, enquanto no esquerdo usavam um menor, com pele e que servia para dar o impulso. Esse tipo de transporte era comum e bastante massificado nessa cultura nórdica até começo/meados do 1900.

Na verdade estamos pensando em perguntar ao Novo morador do Snowland, o Yeti, mais alguns detalhes sobre essa história. Talvez nos próximos textos tenhamos a participação do gigante da neve.
 
Por, Ianny Snowaddicted Brasil.

 
Compartilhe:           

Mais diversão por e-mail

Assine nossa newsletter e receba antes de todo mundo novidades e promoções do Snowland. É tão rápido quanto descer o Tubing.

Localização: RS-235, 9009 Carazal, Gramado - RS CEP 95670-000