#NEVEDEVERDADE
Comprar Agora Ingressos

Blog SnowlandNovidades da Neve de Verdade

Snowland Cantinho Leitor Snow Curiosidades da Neve Tudo sobre a Serra Gaúcha Patinação no Gelo Natal Luz

Coisas que você não sabia sobre a neve

11.07.19 • Curiosidades da Neve
Neve: um fenômeno amado por muitos. Afinal, quem não tem o sonho de conhecer e brincar com ela, né? E algumas curiosidades sobre ela, como a que ela derrete em temperaturas mais altas, que forma gelo e que é fria e congelante, todos nós já sabemos. Mas você sabia que existem diversas curiosidades que envolvem esse fenômeno da natureza. Sim, e elas são inúmeras!

Pensando nisso, listamos algumas coisas que você talvez ainda não saiba sobre a neve. Acompanhe o texto e confira:

Demora para derreter: quando a neve fica acumulada em grande quantidade, mesmo que o dia esteja quente ou com Sol, não será o suficiente para derretê-la. Isso ocorre porque a neve tem uma capacidade reflexiva, um processo físico oposto à absorção. Por isso, ela não derrete rapidamente, pois sua superfície, que é branca, reflete de volta mais de 90% da energia solar que incide sobre ela.

Neve em outros planetas: nada foi comprovado, entretanto, imagens de radar produzidas pela Missão Magellan da NASA em 1989, mostraram que o planeta Vênus apresenta sinais de geadas, que é um pouco diferente de neve. Pesquisas diferentes mostram que nevascas podem acontecer em outro planeta: Marte. Lá, pode nevar dióxido de carbono (CO2) nos pólos de Marte durante o inverno. 

Neve e sal: você sabia que o sal derrete a neve? Isso acontece quando a água, na forma de gelo, entra em contato com os íons do cloreto de sódio - sódio carregado positivamente e cloro carregado negativamente - que se separam. Esses íons reagem com as moléculas de água e hidrato, dissipando o calor e derretendo partes microscópicas da superfície do gelo!

Temperatura mais baixa com neve: a temperatura mais baixa do mundo teve registros de -89,5°C. Ela foi sentida na estação de pesquisa na Antártida, em 1983. Já no Brasil, o recorde foi de -17°C, registrado em 1996 na cidade de Urubici, em Santa Catarina. Só de pensar, já estamos congelados, né?

Iglu de neve: na verdade, o iglu (casa de neve) é um abrigo quente. Alguns especialistas dizem que um iglu, com uma lâmpada de óleo e calor humano, pode aquecer, até mesmo, o ambiente dentro da estrutura gelada até 40 graus acima da temperatura exterior. Assim, se do lado de fora estiver -40 °C, dentro do iglu podem estar 0 °C. Apesar de 0 °C não ser muito quente, é uma ótima temperatura se compara aos -40 °C, né?

Teoria do planeta de neve: uma das teorias existentes sobre a criação do nosso planeta é que, diferente da era do gelo, a Terra já foi uma grande bola de neve. Segundo ela, as calotas polares avançaram tanto que chegaram a lugares como as regiões tropicais, e as congelaram por centenas de milhares de anos. A Terra ficou com temperaturas de -60ºC com os oceanos congelados entre 15 metros e 1,5 quilômetros de profundidade. Incrível e misteriosamente curioso, né?

No Brasil neva o ano todo:  No Snowland, você encontra neve e muitas atrações para brincar e se divertir com esse fenômeno incrível, e o melhor: com neve de verdade! Vem testar todas essas curiosidades na neve de verdade aqui no único Parque com neve do país! Acesse aqui e garanta agora mesmo o seu passaporte!
Compartilhe:           

Mais diversão por e-mail

Assine nossa newsletter e receba antes de todo mundo novidades e promoções do Snowland. É tão rápido quanto descer o Tubing.

Localização: RS-235, 9009 Carazal, Gramado - RS CEP 95670-000